Saturday, March 30, 2013

Novo processo de demissao na Inglaterra!


Dando uma olhada nos meus drafts de textos pro blog, encontrei esse, que escrevi em 2011 quando fui demitido do DailyMail, quer dizer, demitido não, meu contrato de trabalho é que não foi renovado, assim fica mais bonito.

Era uma sexta feira, trabalhei o dia inteiro, estava em good moods, havia recebido um super e-mail de agradecimento porque havia ajudado o editor chefe do Showbizz, Mr.Baz Bamigboye, a enviar uma materia pra ser impressa naquela noite e que ele havia feito direto da festa que rola depois da entrega do Oscar.

Na ultima meia hora do meu shift, o gerente do gerente do gerente me chamou na sua sala.

Pensei “Uau, vou receber um puta elogio e quem sabe um aumento!”

Entrei na sala e o gerente, Ian, que sempre foi gente finissima comigo, e me deu tres aumentos de salario em 4 meses de empresa, estava passando mal, desconfortavel demais com a situacao

Falei: “Hi Ian, what's up?”

E ele respondeu: “Sit down Fabs, we need to talk”, ou em português “Senta ai, precisamos conversar!”

Pensei “Ihhh, deu merda!”, e pensei em português mesmo, porque na hora que a coisa fede, a gente pensa na lingua mae! Quantas vezes xinguei, em português, motoristas que faziam besteira no transito quando eu pedalava por Londres, e os caras ficavam me olhando sem entender nada! Hahaha!

Ateh que uma vez xinguei um cara que era brasileiro, mas essa eu conto no próximo texto.

Voltando ao Ian, ele foi bem direto como sempre, e disse: “Nao vamos renovar seu contrato porque a empresa estah mal de grana e me mandaram cortar os contractors”

Fiquei de queixo caido, sem entender nada.

E ele me disse que estava se sentindo mal demais por ter que me dar a noticia logo depois de eu ter recebido um elogio de um jornalista poderoso do DailyMail, mas que a decisao já havia sido tomada há dois meses.

De dezesseis pessoas no time, ficaram quatro apenas. E os que ficaram eram funcionarios do DailyMail mesmo com anos de casa, todos os outros eram contractors.

Percebi que ele estava sendo sincero, e pelo menos não deu aquela desculpinha lixo e esfarrapada que dao no brasil “Voce é um otimo funcionario, mas não tem o perfil que a empresa estah buscando no momento”.

Bom, terminamos o papo e fui pra minha mesa, prostituto da vida, escrevi o texto a seguir, e esqueci nos meus arquivos.

Então aih vai!

Enjoy!

Novo processo de demissao na Inglaterra!

Escrevo esse texto em Portugues, por razoes obvias ;-)

Pra quem nao conhece ainda o novo processo de “demissao” no Reino Unido, se eh que cabe essa palavra, eh assim:

A empresa contrata uma “recruitment agency”, famigerada “agencia de empregos” pra fazer as vezes do RH. A agencia procura candidatos disponiveis no mercado e os manda pras entrevistas.

O futuro gerente do futuro empregado faz as entrevistas e escolhe um sortudo no meio de 1 bilhao de pessoas que estao em busca de trabalho.

A agencia faz uma proposta de trabalho pro candidato, que faz um charminho, aceita e fica feliz da vida.

Tudo lindo neh!

Nao! Porque aih comeca a novella do novo empregado que agora se chama pomposamente de “contractor”.

Bonito nome… soh o nome :)

O contractor agora tem que buscar uma “umbrella company”, que simplificando eh o contador do cara.

O contador faz todo o trabalho de impostos, descontos, etc… e, claro, cobra pelos servicos prestados.

Quem paga o contador? O contractor!

E existem uma infinidade de umbrella companies no mercado, cada uma oferecendo melhores e mais baratos servicos que a outra.

O contractor comeca a trabalhar, se une a “familia” ou “team”, e tem que se reportar aos gerentes, supervisors, team leads, SDM (service delivery manager) e todos os gerepones que existirem na empresa, e nao sao poucos.

Tudo vai bem e o contractor comeca a se sentir bem na empresa, aprende sobre as pessoas, softwares, processos, etc…

E aih, de repente, a empresa decide que estah gastando mais do que estah ganhando, processo pelo qual os tubaroes se dao conta que o rabicoh deles estah em perigo.

Entao, claro que eles tem que mandar alguem embora pra aliviar os custos e compilar um balanco patrimonial que faca os socios (shareholders) felizes e com a sensacao de que investiram em um empresa lucrativa.

Advivinha o que acontece? Como dizia a minha avoh: Dao um peh na espinha dos contractors!!

Bom, esse é o novo processo de demissao, simplificado pra caber em uma pagina ou duas, senao haja paciencia pra escrever, e mais ainda pra ler.

Claro que existem mais um zilhao de coisas que acontecem entre o contractor, no caso eu, e a empresa, mas isso fica pro meu próximo texto, ou próximos.

Laters!

Cheers!
.

2 comments:

Um Italiano no Brasil said...

No Brasil a única diferença de levar um pé na bunda é que não existem as empresas "Umbrellas" pois os subcontratantes tem a obrigação de preparar toda a documentação legal do contratado, e quando for levar um pé na bunda, é diretamente do contratante que O recebe. Então, não muda muito o ato de receber um Pé na Bunda. A dor é a mesma. Cheers

Um Italiano no Brasil said...
This comment has been removed by the author.