Saturday, July 13, 2013

Quanto custa uma Coca Cola?


Como diria Gordon Gekko, em Wall Street II: “- Is everybody nuts?”

Pode parecer uma besteira o que vou falar, mas você sabe quanto custa uma Coca Cola?

Vou facilitar, quanto custa uma Coca Cola de lata?

Nada contra a Coca Cola, ok? Eu adoro e sou viciado nela. Apenas estou falando do que pra mim parece uma loucura, e que acontece na nossa cara todos os dias em todos os lugares, mas, ninguém faz nada.

Ou melhor, ninguém não faz nada. Já explico.

O fato é que fui comprar uma Coca Cola de lata esses dias num supermercado, e paguei um preço, em outro encontrei por outro preço, mais uns dias e comprei num restaurante de dia, outro preço, em outro restaurante à noite, outro preço. Tudo isso em Campinas.

Aí fui pra São Paulo, e imaginei que fosse pagar o preço da lata em ouro, mas estava mais barato um pouco. 

Voltando pra Campinas, me deparei com o recordista até agora de abuso da minha cara.

Então aí vai a lista:

Carrefour Bairro – R$1,69

Extra – R$1,79

Restaurante Ponto Um – R$3,50

Tiozinho que vende na feirinha do Centro de Convivência – R$3,50 (isso mesmo, num isopor sujo)

Restaurante Olivetto – R$3,80

São Paulo (Av.paulista) – R$3,50

E pra fechar, de volta a Campinas, nas suntuosas instalações da nova rodoviária, e na renomada Casa do Pão de Queijo, tiveram a coragem e a cara de pau de me cobrar absurdos e insultantes R$4,70!!

Isso mesmo, quatro realetas e setenta centavos por uma lata de Coca Cola, para beber de canudinho, em pé, na frente das mal humoradas atendentes que não fizeram a menor questão de servir direito, ou com um minimo de atenção.

Entao, voltandoao começo do texto, a solução pra esses abusos na nossa cara é simples:

NÃO COMPRAR!

Por isso que eu disse que “ninguém NAO faz nada”, porque continuamos consumindo. Então, se a loja coloca um preço, e vende. Aumenta o preço, e continua vendendo. Aumenta mais um pouco, e continua vendendo, você acha que esse preço vai parar de subir?

Lógico que não, então antes de ter a sua carteira violentada por um preço abusivo, pense duas vezes e pondere se o valor que estão te cobrando pelo que você está comprando, é justo ou abusivo.

Se for abusivo, simplesmente não compre, e avise o comerciante, atendente, etc, a razão pela qual você não está comprando.

Quem sabe assim, esse estupro coletivo, dos nossos bolsos, tem um fim.

Ah, e so' pra constar, uma Coca Cola em Londres, no Tesco, custa £0,49, o que equivale a uns R$ 1,60. 

Cheers!

.

1 comment:

Authentic Original said...

Muda para água! Obviamente também existe a flutuação de preço, porque agora tem água de tudo que é jeito, por incrível que pareça, já sei, melhor coisa é pedir suco de limão, agua mais limão não deve variar muito! Acho...