Wednesday, July 24, 2013

Dona Dilma, por favor, explique!



Como dizem, por aí, que estamos à no máximo seis pessoas de qualquer pessoa no mundo, espero que meus leitores repassem esse texto à alguém, que vai repassar pra mais alguém, e assim vai, até chegar à nossa representante maior.

E ela é tão maior, e tão alta, que está até com dificuldades de se equilibrar nos dois pés. Alguém a viu andando do lado do papa essa semana?
Várias vezes tive a impressão de que ela ia tombar pro lado e cair no chão com as quatro rodas pra cima.

Mas beleza, não é isso que eu quero que ela me explique.

O que eu quero mesmo entender, e to tentando, faz tempo, é essa meta de inflação de 6,5% para 2013.

Sinto informar, mas a minha inflação, até onde meus conhecimentos matemáticos me permitem calcular, já passou dos 6,5% projetados para 2013, ou dos 3,15% apurados até agora pelos IGPs, IPCs, IGPMs, etc da vida, e explodiu faz tempo.

Trago aqui três exemplos de que nós, pobres idiotas pagadores de impostos compostos, estamos basicamente f0d1d0s e mal pagos.

E pior, continuamos pagando a conta, com sorriso no rosto, em 10x no cartão, mas tudo bem, nesse país não importa quanto você tem no banco ou a sua cultura e experiência de vida, etc.

O que vale aqui é o quanto o seu banco te dá de crédito, e o quanto você ostenta pros outros.

Pagar a dívida depois é só um detalhe.

Então, aqui estão os exemplos. Mês passado paguei um valor por três produtos, esse mês paguei outro, fiz uma tabela pra mostrar.

Detalhe, os produtos são das mesmas marcas, comprados nos mesmos estabelecimentos abusicionais, digo, comerciais.


Junho
Julho
Preço com
Inflação projetada
(0,54% x mês)
Inflação real

Leite de caixinha
R$ 2,45
R$ 2,79
R$ 2,47
13,87%
Pão de queijo
R$ 2,55
R$ 3,10
R$ 2,57
21,56%
Pão de forma
R$ 3,59
R$ 4,09
R$ 3,61
13,92%

Como diriam Boris Casoy, Rodrigo Salomon e o Datena em uma só voz:

“- Isso é uma vergonha! Faça-me o favor! Me ajuda aí!”

Parece um acordo velado entre todos, as notícias falam de inflação, as pessoas começam a pensar em inflação, aí os ladrões disfarçados de comerciantes, aumentam os preços na cara dura, e nós, vamos ao supermercado, notamos que os preços aumentaram, e continuamos comprando, como umas vacas de presépio.

Então, Dona Dilma, vossa santidade pode explicar esses aumentos abusivos, descarados e criminosos nos preços?

Aguardo seu contato.

Cheers!

.

No comments: