Monday, October 03, 2011

Porque o Facebook deu certo.


Conversando com a minha suuuuper amiga Adriana hoje, chegamos a duas conclusoes sobre duas coisas.


A primeira é que é bem gay chamar amiga de “suuuuper amiga”, mas ela me encheu tanto o saco pra que eu mencionasse que a ideia desse texto foi dela, que eu tive que adicionar esse paragrafo, assim ela me deixa em paz, mas claro que eu tive que esculachar neh, senao não sou eu escrevendo.


A segunda conclusao é o porque que o Facebook e outras redes chamadas “sociais” deram certo?


Simples, não é porque elas conectam pessoas, familiares, amigos de escola, faculdade, trabalho, etc.


Não é porque você pode reencontrar amigos de infancia nem nada parecido com isso.


A verdade é que o Facebook e similares deram ou dao certo porque elas permitem que você crie a sua própria pagina de “Caras”.


Explico!


O que tem na revista Caras? Gente fazendo nada, mostrando a vida glamurosa que levam, posando na super mega mansao, dirigindo o carrao, visitando os lugares do momento, praias, estacoes de esqui, baladas, restaurantes, etc...


E fotos! Claro, fotos e mais fotos e mais fotos ainda mostrando pro mundo que tal pessoa se deu bem, que foi convidada pra festa X que é a mais badalada do momento, que foi jantar no restaurante dos ricos e famosos, que é amiga de tal celebridade ou estrela da televisao, etc...


Simplificando, a Caras mostra a pessoa se mostrando pro mundo e mostrando, pro mundo, que ela deu certo na vida.


É uma coisa de auto-afirmacao, de ser aceita, de ser invejada.


Bom, fazendo a analogia entre o Facebook e a Caras, o Facebook é a Caras pessoal de cada um.


Mas é mais facil e barato. A pessoa monta a sua rede, enche a sua pagina de fotos e mais fotos na balada, na praia, no carro, etc, etc etc... e mostra pro mundo a vida glamurosa que ela leva.


E ainda tem a facilidade de receber comentarios e ''likes'' na própria pagina.


Pensando bem, o Facebook é melhor que a Caras, hehehe!


Ninguém coloca foto procurando emprego, recebendo comida de rabo do chefe, mostrando o carne do financiamento do carro com 60 parcelas e apenas 3 pagas, comprando aquela roupa e pagando no cartao em 6 vezes, abrindo a conta do celular que chegou pelo correio, e por aih vai...


Então é claro que o Facebook explodiu no Brasil, assim como no mundo todo.


Imagina só, você poder criar a sua própria edicao eletronica da revista Caras, com as suas fotos selecionadas por você mesmo, com um link direto pra todos os seus amigos que recebem as suas atualizacoes no mesmo segundo que você postou.


Não precisa nem esperar a próxima edicao chegar as bancas :-)


E ainda por cima tem outras facilidades como poder colocar o seu estado de espirito no momento, “curtir”, “compartilhar”, e ainda por cima bloquear quem você não quer que veja a sua vida glamurosa!!


Receita de sucesso neh!


No final das contas não sei ateh onde vai essa onda de glorificacao da vida alheia. Se as pessoas continuarem a postar novas fotos sem parar, isso vai longe...


Quem ainda não se ligou nessa tendencia são os donos do Facebook porque com certeza eles sabem quantas visitas cada pessoa recebe em cada pagina e em cada foto, então deveriam colocar propaganda nas paginas dessas pessoas e dar um percentual do dinheiro, recebido pela propaganda, pro dono da pagina.


Que tal essa ideia? Pelo menos as pessoas teriam um incentivo a mais para continuar mostrando a vida alem do glamour de ser visto, se é que existe algum glamour nisso.


Vou mandar um e-mail pro Mark Zuckerberg, dono do Facebook, agora sugerindo essa ideia, e tambem sugerindo que ele me de 1% da grana que ele vai fazer com a minha ideia!


Afinal eu tenho que postar mais e mais fotos da minha vida glamurosa no Facebook neh :-)


Cheers!

.



2 comments:

Anonymous said...

Olá Primo!!!!!!!!
Amanhã é dia!!!!!!!!!!
Até amanhã!!!!!!!
Gustavo

Um Italiano no Brasil said...

Que grande idéia filhao, tomara que dê certo. E amnhã vai ser um grande dia, afinal já são 6 primaveras.Beijo
Giuseppe